E-mail, email ou correio eletrônico, é um sistema de comunicação baseado no envio e recebimento de mensagens eletrônicas através de computadores pela Internet. Atualmente, com o uso cada vez maior de programas de mensagens instantâneas, o uso do e-mail vem diminuindo gradativamente, entretanto, ainda é um meio de comunicação de grande importância, principalmente na EAD.
Cartoon disponível em: http://www.toondoo.com/cartoon/9760169
O mundo em que estamos vivendo atualmente está passando por diversas mudanças tecnológicas, mas o ensino principalmente, de forma geral, não vem conseguindo acompanhar essas mudanças, embora muitos haja um intenso esforço para introduzi-las com sucesso nas escolas Dentro desses últimos 20 anos, uma das tecnologias que ganhou mais ênfase foi a internet, participando efetiva na vida de muitas pessoas. E, é claro, esse desenvolvimento chamou a atenção de educadores e pesquisadores da área de ensino, pois a informática e a internet, além de conceder um ensino diferenciado e estar dentro da realidade de muitos oferecendo inúmeros recursos para a aceleração educacional, diferentemente das outras tecnologias aplicada na educação.
ResponderExcluirAparelhos de som, de rádio e até mesmo televisão foram e são utilizados como meios de transmitir a educação. No entanto, a parceria informática/internet é o meio que dá ao professor e ao aluno maior interação educacional, juntando as vantagens do ensino a distância com a realidade de interação do ensino presencial. E, graças a todos esses fatores, o ensino de graduação na modalidade a distância vem se estabilizando no Brasil. Através dos fóruns, e-mails, possibilitando um feedback, um troca de informações em tempo quase que real, o professor podendo acompanhar o trabalho desenvolvido pelo aluno, dando sugestões, fazendo as correções necessárias e trazendo o aluno para a realidade e objetivo idealizado, ou proposto pela grade curricular.
Uma das ferramentas de mediação mais comuns da Educação com mediação tecnológica é o e-mail ou correio eletrônico, como afirmam Laudon e Laudon (1999). Através dele o professor pode entrar em contato com o aluno, mandar o material a ser estudado que pode ser em forma de textos, vídeos, hipertextos e ate programas de TV com assuntos relacionados. Torna-se o recurso mais utilizado por suas vantagens: a comodidade; a disponibilidade de acesso pelo aluno, a facilidade de organização pessoal, a fácil manutenção dos equipamentos e o baixo custo.
ResponderExcluir