Fonte: http://cead.ufpi.br/?pag=home&cat=historico
O Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB),
criado pelo Ministério da Educação em 2005, via Fórum das Estatais pela
Educação, objetiva construir um Sistema Nacional Integrado de Educação Superior
à Distância, onde se pretende sistematizar as ações, programas, projetos e
atividades pertencentes às políticas públicas destinadas à ampliação e
interiorização da oferta de Educação Superior gratuita e de qualidade no
Brasil.
No ano de 2006, após concorrer à Chamada Pública do Edital nº. 1, de 20 de dezembro de 2005, MEC/SEED, a Universidade Federal do Piauí, em consórcio com os Governos Federal, Estadual, UESPI, CEFET-PI e Municípios locais, elaborou o Projeto de criação do Centro de Educação à Distância (CEAD/UFPI).
O curso inicial do Projeto fora o bacharelado em Administração, de caráter experimental, para o qual foram ofertadas 500 vagas distribuídas em 08 pólos – Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Esperantina, Piripirí e São Raimundo Nonato. Nesta primeira fase, o Banco do Brasil S/A destinou total apoio ao projeto, custeando um valor de R$ 1.800 reais por cada funcionário aprovado no primeiro concurso-vestibular de 2006.
O curso tem uma metodologia de estudo que combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, Internet, videoconferências e fóruns, realizados na Plataforma Virtual de Ensino e Aprendizagem, e-ProInfo, com uma viabilidade de mudança para a plataforma Moodle. O e-proinfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem a Distância, baseado em tecnologia Web.
Baseada em modelos de infra-estruturas de outras IES que contemplam a implantação da EaD, a UFPI criou o Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) que funciona a nível de Pró-Reitoria, da qual fazem parte um Diretor com duas secretarias (uma de controle acadêmico e outra administrativa) e seis coordenadorias: Coordenação Geral dos Pólos de Apoio Presencial, Coordenação de Tutorias, Coordenação de Projetos (Administrativo-financeiro), Coordenação Pedagógica, Coordenação de infra-estrutura de Informática e Coordenação de Produção de Material Didático.
A direção do CEAD está a cargo de um professor com conhecimentos profissionais e técnicos em EaD apoiado pelas secretarias e coordenações supra citadas. A Coordenação possui também um Laboratório de Educação à Distância (LED) que, a priori, passará por uma reforma e terá constante manutenção dos seus equipamentos operacionais (comutadores, rede, etc.). Para tudo, existe quadro de Recursos Humanos constituído por professores, técnicos administrativos, alunos e tutores a qual são constantemente aprimorados mediante cursos de capacitação ministrados por profissionais da UFPI e de outras IES.
No ano de 2006, após concorrer à Chamada Pública do Edital nº. 1, de 20 de dezembro de 2005, MEC/SEED, a Universidade Federal do Piauí, em consórcio com os Governos Federal, Estadual, UESPI, CEFET-PI e Municípios locais, elaborou o Projeto de criação do Centro de Educação à Distância (CEAD/UFPI).
O curso inicial do Projeto fora o bacharelado em Administração, de caráter experimental, para o qual foram ofertadas 500 vagas distribuídas em 08 pólos – Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Esperantina, Piripirí e São Raimundo Nonato. Nesta primeira fase, o Banco do Brasil S/A destinou total apoio ao projeto, custeando um valor de R$ 1.800 reais por cada funcionário aprovado no primeiro concurso-vestibular de 2006.
O curso tem uma metodologia de estudo que combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, Internet, videoconferências e fóruns, realizados na Plataforma Virtual de Ensino e Aprendizagem, e-ProInfo, com uma viabilidade de mudança para a plataforma Moodle. O e-proinfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem a Distância, baseado em tecnologia Web.
Baseada em modelos de infra-estruturas de outras IES que contemplam a implantação da EaD, a UFPI criou o Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) que funciona a nível de Pró-Reitoria, da qual fazem parte um Diretor com duas secretarias (uma de controle acadêmico e outra administrativa) e seis coordenadorias: Coordenação Geral dos Pólos de Apoio Presencial, Coordenação de Tutorias, Coordenação de Projetos (Administrativo-financeiro), Coordenação Pedagógica, Coordenação de infra-estrutura de Informática e Coordenação de Produção de Material Didático.
A direção do CEAD está a cargo de um professor com conhecimentos profissionais e técnicos em EaD apoiado pelas secretarias e coordenações supra citadas. A Coordenação possui também um Laboratório de Educação à Distância (LED) que, a priori, passará por uma reforma e terá constante manutenção dos seus equipamentos operacionais (comutadores, rede, etc.). Para tudo, existe quadro de Recursos Humanos constituído por professores, técnicos administrativos, alunos e tutores a qual são constantemente aprimorados mediante cursos de capacitação ministrados por profissionais da UFPI e de outras IES.
Dessa forma, em consonância
com a política do Governo Federal para implantação da Educação Superior à
Distância pelo viés da tecnologia da informação, o CEAD foi criado.
Proporcionar educação de qualidade e gratuita, que contemple às pessoas
localizadas em seus domicílios, evitando, portanto, a migração dessas em busca
de qualificação profissional nas grandes cidades é uma de suas metas. A viabilização
de tal educação dar-se-á, via de regra, em forma de consórcio entre os Governos
Federal, Estadual, e Municípios locais, Universidades Federal, Estadual e CEFET
do Piauí, e demais interessados.
Nesta perspectiva, a UAB possibilitará à UFPI ampliar seu número de vagas, junto às comunidades piauienses, com a criação de novos cursos cuja grade curricular não exija uma infra-estrutura complexa que impossibilite a sua implantação. À comunidade aprovada em concurso-vestibular para EaD, disponibilizar-se-ão Pólos de Apoio Presenciais, que estão a cargo de todos os consorciados.
Atualmente o EaD oferece os seguintes cursos:
Graduação
- Licenciaturas:
Matemática
Química
Física
Ciências Biológicas
Filosofia
Pedagogia
Letras – Inglês
Letras – Português
Novos:
Licenciatura em
Computação
Licenciatura em
História
Licenciatura em Geografia
Licenciatura em Ciências da
Natureza
Bacharelado:
Administração
Administração Pública
Sistemas de Informação
Cursos de pós-graduação em:
Gestão Pública
Gestão Pública Municipal
Gestão em Saúde
Gênero e Diversidade na
Escola
Gestão de políticas
públicas em gênero e raça
Novos:
Alfabetização e Letramento
Ecologia
Educação permanente para
estratégia saúde da família
Ensino de química
Física
Gestão educacional em
rede
Histórica social da
cultura
Informática na
educação
Língua brasileira de sinais
Mestrado
Mestrado profissional de
matemática em rede nacional (PROFMAT)
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